Quando os tratamentos oncológicos terminam, os doentes ficam ansiosos por regressar à sua rotina anterior, incluindo o trabalho. O local de trabalho pode ser uma fonte de renovação do foco e do propósito, após a superação do cancro. Mas, começar a trabalhar novamente exige um planeamento extra para se certificar de que o paciente está pronto e confortável para a transição.
“A força não vem da capacidade física. Ela vem de uma vontade indomável.”Mahatma Gandhi
Planear ou retornar
Regressar ao trabalho pode não ser uma opção viável para todos. Por vezes, algum efeito, físico, emocional ou mental, que ocorre em consequência do tratamento, pode alterar ou atrasar o regresso à empresa. Quando o doente se sente apto para regressar às atividades, o primeiro passo é ter o consentimento do oncologista. Este período pode depender de alguns fatores:
- Os efeitos secundários a longo prazo do tratamento;
- As especificações físicas ou de stress do tipo de trabalho;
- A necessidade de acompanhamento.
Se o médico confirmar, o passo seguinte é agendar uma reunião, presencial ou virtual, com o responsável da empresa em que trabalha e conversar sobre os detalhes do regresso. É possível implementar alternativas criativas que ajudem a tornar esta transição mais bem-sucedida. Alguns exemplos:
- Trabalhos em turnos reduzidos;
- Horários flexíveis que permitem saídas para consultas médicas;
- Partilha de projetos importantes com colegas que desempenham uma função semelhante, até que estejam aptos a assumir na totalidade;
- Baixa médica não remunerada.
Quanto a partilhar com os seus colegas de trabalho sobre o seu tratamento e saída do trabalho, essa decisão só lhe cabe a si. No entanto, antes de regressar, precisa de planear isso.
Ajustes físicos para trabalhar
Existem diversos benefícios do regresso ao trabalho. Aumenta a sua autoconfiança e proporciona interações sociais valiosas. Mas após ter enfrentado o cancro, pode apresentar fadiga, dor, problemas cognitivos e outros efeitos secundários decorrentes do tratamento. Algumas pequenas mudanças podem ajudá-lo com estas novas limitações que vai experienciar. Veja:
- Faça pequenas pausas para manter a energia durante o dia de trabalho;
- Utilize listas e alarmes para se lembrar de reuniões ou tarefas importantes;
- Discuta algumas das suas preocupações com o seu gestor.
Não tenha receio de referir as dificuldades que podem ocorrer causadas pelo seu tratamento.
Ajustes sociais no local de trabalho
As interações sociais no local de trabalho podem preencher um vazio importante para as lutadoras que tiveram de deixar de trabalhar por causa do tratamento. No entanto, alguns colegas podem não responder bem. Podem ficar confusos sobre o motivo da sua saída ou podem estar preocupados sobre como o seu regresso afetará os seus empregos. Mantenha a sua explicação simples e positiva, pois isso irá ajudá-lo a reconectar-se e fará com que os colegas de trabalho sintam mais flexibilidade também.
Voltar ao trabalho após o tratamento oncológico nem sempre é fácil. Mas, com um planeamento cuidadoso, o trabalho pode ser motivo de orgulho e espaço para voltar a socializar